quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reunião para discutir sobre o PA

Hoje, nos reunimos na Escola Santiago Dantas, para definir como serão desenvolvidos os Projetos de Aprendizagem (PA) com os alunos. Participaram da reuião a Coordenadora de Ensino, professora Margareth, Coordenadora Pedagógica, professora Euda, as professoras Francielda e Rosimar, e definiu-se o seguinte:
- os projetos de aprendizagem serão desenvolvidos nas turmas do ensino fundamental e médio;
- o grupo de professores/cursistas foi formado, conforme divisão já estabelecida pela escola, pois, cada dupla de professores são responsáveis por uma turma. Os cursistas que não tem turma irão integrar-se a um grupo. Ficou assim definido:
  • 6º ano "A" - Francielda e Sufia 
  • 6º ano "B" - Eliete e Assis 
  • 7º ano "U" - Valdenir e Margareth 
  • 8º ano "U" - Leila e Sérgio 
  • 9º ano "A" e "B" - Rose, Alcemir e Euda 
  • 1º ano "A" - Cristiane e Javier 
  • 1º ano "B" - Zenaide e Lindalva
  • 2º ano "A" - Alberto e Macenilda 
  • 2º ano "B" - Dos Anjos e José Nilton
  • 3º ano "A" - Izália e Conceição 
  • 3º ano "B" - Valcilene e Carlos
Desejo sucesso a todos os grupos.Aguardamos as novidades no blog.
Abração a todos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Mapa Conceitual produzido por mim, foi retirado a partir do material elaborado por Beatriz C. Magdalena e Iris E. Tempel Costa, com o assunto sobre Projeto de Aprendizagem, visando ensinarnos a trabalhar com projetos de aprendizagem, bem como a produção de mapas conceituais.

Este mapa conceitual foi construído como forma de aprendizagem, e tem como tema o texto "Roteiro para Análise de PAs de Beatriz C. Magdalena e Irís E. Tempel Costa, o texto em geral nos mostra questões que gestores e professores devem responder para definirem uma elaboração de projeto conjunto com os alunos, e no entanto tento demonstrar a sequência de caminhos lógicos para tal.
Roteiro para análise de Projeto de Aprendizagem

mapa conceitual

O mapa conceituai é uma forma de aprendizagem.
Esta metodologia de ensino é uma das maneiras de elabora uma linha de estudo sobre um determinado assunto.
As respostas adtidas podem auxiliar e identificar os aspectos positivos da pesquisa desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Os métodos são os mais diversos as palavras certas ajudam a encontrar a resposta.

Este mapa Conceitual foi construido a partir de um dos textos estudados. Com esse método podemos elaborar projetos de forma rápida e eficiente.
Mapa conceitual criado a partir do texto: "Roteiro para análise de Projetos de Aprendizagem (PAs). Atividade proposta pela profª. em atividade de experimentação do software Cmap tools.
     Este mapa conceitual foi construído através do texto lido e estudado no dia 13 de Julho de 2011, como parte do Programa de Formação do UCA-AC, realizado pelo NTE, intitulado Projeto de Aprendizagem que mostra o roteiro para análise das PAs.

Mapa conceitual, construído a partir da aprendizagem obtida pelo texto "Roteiro para análise de Projetos de Aprendizagem (PAs) do curso de Apropiação Tecnológica, ministrada pela professora Sandra, no NTE-Acre.

Mapa conceitual

Mapa conceitual construido apartir do texto "Roteiro para análise de Projetos de Aprendizagem (PAs)